Segunda-feira, 14 de junho de 2021

The Journal of Food and Culture of the Americas (Revista de Alimentação e Cultura das Américas, ISSN 2596-3082), publicado pelo Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura da Fiocruz Brasília, convida a comunidade acadêmica a submeter trabalhos do 10 maio 2021 para 2 Julho 2021, Para o 1ª edição de 2021.

A comida é um dos mais antigos objetos de adoração conhecidos. Segundo alguns autores, os primeiros grupos com os quais a humanidade se relacionou foram os ancestrais. Dessa forma, a relação entre comida e religião é bastante estreita. Está associado a alguns conceitos, como: identidade, hábitos, práticas, preceitos e atribuição de significados. É nos sistemas religiosos que mais podemos perceber o alimento reinterpretado como algo que está além do sustento físico e, na maioria das vezes, relacionado a questões existenciais e práticas da vida humana.

A comida é o elemento central das experiências religiosas na América Latina. São religiões que refletem um processo histórico de luta, de resistência de populações nativas e povos vindos de uma diáspora forçada que, ainda hoje, resistem ao genocídio e à fome que lhes são impostos e defendem a alimentação como um direito sagrado.

No Brasil, os chamados “alimentos sagrados”, oferecidos aos ancestrais por adeptos das religiões afro-brasileiras, têm fornecido várias pistas para se pensar a relação entre alimentação, religiosidade e outras áreas do conhecimento.

Esta chamada visa reunir trabalhos que abordem o tema Alimentação e Religião na América Latina e no Brasil, com ênfase nos rituais, cultos e práticas centradas na comensalidade ou na alimentação, bem como nas relações por ela estabelecidas com a saúde, identidade, celebração , resistência, imortalidade, entre outros.

_____________

Período de inscrição: 21 de maio de 2021 a 2 de julho de 2021

Idiomas aceitos: português, espanhol, inglês.

Revista Raca: https://raca.fiocruz.br/index.php/raca/user/register

Email de contato: raca@fiocruz.br

Comentários estão fechados.